Arquitetura para Crianças

2018-2020

A criança que conhece a cidade, suas nuances, problemas e potencialidades, se apropria dela, desenvolvendo relações de afeto com o ambiente urbano-arquitetônico. Desenvolve um olhar crítico e reflexivo sobre seu papel enquanto cidadã, compreendendo seus direitos e deveres, enquanto ator que participa ativamente do cenário urbano e social.

Este projeto objetiva possibilitar à criança do ensino fundamental, o aprendizado de conceitos relacionados à Arquitetura e Urbanismo de forma lúdica, estimulando processos de ensino-aprendizagem a partir da reflexão-em-ação. Contribui para a formação cidadã, estimulando a criança a desenvolver um papel ativo na cidade.

Coordenador do Projeto:

Prof. D. Sc. Cynthia Marconsini (Arquiteta - UVV)

Integrantes:

Arquiteta Patrícia Stelzer (Mestre, prof. Faesa)

Designer Michele Marconsini (Doutoranda PUC-RJ)

Alunos: 

Chrislayne Gomes (UVV)

Debora Santana (UVV)

Luiza Pessoa (UVV)

Natalia Nicchio (UVV)

Nicole Schneider (UVV)

 

Como um casa fica em pé?

Nesta atividade, inspirada no Livro "CASACADABRA" das autoras Bianca Antunes e Simone Sayeg (Pistache Editorial)  desenvolvemos atividades utilizando jujuba, palito de dente e papelão, para experimentar de forma divertida a função da estrutura nos edifícios. 

 

Uma rua na cidade

Nesta atividades construímos coletivamente uma rua muito bacana, com casas, comércios, parque e muitas árvores na calçada. Exploramos de forma divertida, conceitos relacionados à arquitetura, à forma urbana e à vitalidade das ruas.