top of page

Miniurbanista: (re) conhecendo a cidade que habito

IMG_9695.JPG

Equipe organizadora

Coordenadores:

Cynthia Marconsini 

Tadeu Correa 

 

Colaboradores:

Michele Marconsini 

Maitê Marconsini 

Fernanda Passini (fotografia)

Patricia Cordeiro (mestrado)

Thales Lopes (graduação)

Natalia Nicchio Boschett (graduação)

Katriny de Mello Anjos (graduação) 

 

Apoio: Sesc Glória

Financiamento: UVV

Fotos:

Cynthia Marconsini, Michele Marconsini e Fernanda Passini

 

Nosso instagram

 

  • Instagram

2019-2020

O urbanismo inclusivo é um tema amplo que inclui diferentes ações.  Uma delas refere-se à experiência das crianças no espaço público. Estimular o reconhecimento da rua como local de pertencimento, através das caminhadas urbanas possibilita à criança o olhar reflexivo para a qualidade da cidade, seus atores e possibilidades. 

 

A criança que conhece a cidade, suas nuances, problemas e potencialidade, se apropria dela, desenvolvendo relações de afeto com o ambiente urbano-arquitetônico. Desenvolve um olhar crítico e reflexivo sobre seu papel enquanto cidadã, compreendendo seus direitos e deveres enquanto ator que participa ativamente do cenário urbano e social das cidades. 

 

O Miniurbanista é um projeto de extensão do Grupo SCP  da Universidade Vila Velha, organizado por Cynthia Marconsini e Tadeu Correa, com Michele Marconsini e Maitê Marconsini. Através de caminhadas urbanas objetiva levar para crianças de 6 a 12 anos a reflexão sobre a cidade: a memória, os atores que dela participam, a qualidade do espaço público de uso livre, as ruas como lugar de encontro e permanência, o reconhecimento da arquitetura e o urbanismo como patrimônio construído. Através de passeios pela cidade e atividades lúdicas pretende estimular relações de afeto entre a criança e o espaço da cidade.

 

O Miniurbanista foi inspirado na atividade proposta no livro CasaCadabra - Cidades para Brincar, publicado pela Pistache Editorial, e escrito por Bianca Antunes e Simone Sayegh, com ilustrações de Luiza Amoroso.  Havia em nós uma grande vontade de experimentar a cidade com as crianças, e o livro nos motivou a colocar em prática. 

 

Munidos de mapas e rotas no Google Earth percorremos a pé um roteiro planejado para que as crianças possam conhecer de perto a história da cidade. Nossa primeira caminhada ocorreu em julho de 2019. Nosso ponto de encontro é a Praça Costa Pereira, no centro da cidade de Vitória, capital do Espírito Santo. Ali formamos uma roda de conversa e distribuímos às crianças o “Kit Miniurbanista” com mapa e rotas da caminhada. A família que acompanha a criança recebe um mapa digital da rota, disponibilizado no aplicativo Google Earth. No mapa digital é possível clicar nos pontos históricos e observar fotos antigas da cidade. Da Praça Costa partimos para a cidade alta, região que abriga grande parte dos monumentos históricos da capital. 

 

Ao longo do ano de 2019 realizamos três caminhadas, em julho, agosto e novembro de 2019.  As chamadas foram realizadas via redes sociais, com inscrições abertas à toda a comunidade.  

 

Em novembro de 2019 o Miniurbanista recebeu o apoio do Sesc Gloria e entrou oficialmente na programação do centro cultural. Dessa vez o ponto final da caminhada foi a sala de artes do Sesc onde realizamos uma atividade lúdica. As crianças puderam expressar através do desenho suas percepções ao longo do passeio.

 

O projeto obteve um grande número de inscrições e enorme receptividade na comunidade. Desejamos expandir nossas ações de modo a potencializar as relações entre a cidade e as crianças. Esperamos em breve poder voltar a experimentar a cidade com as crianças!

 

 

Caminhada em 08/06/2019

Caminhada em 03/09/2019

Caminhada em 09/11/2019

bottom of page